terça-feira, 23 de julho de 2013

Review: "The Color Purple" - Filme





Baseado no livro homônimo de Alice Walker, o filme "A Cor Púrpura" (que também originou um musical na Broadway anos depois) conta a história de Celie (Whoopi Goldberg) , que foi abusada sexualmente de seu padrasto aos 14 anos e engravidou duas vezes.

Seus dois filhos foram doados à outras famílias e a própria Celie é doada à Albert Johnson (Danny Glover) , e consequentemente separada da única pessoa que a amava, sua irmã mais nova, Nettie.

Poster oficial.
Celie casa-se com Albert, que agride-a constantemente. A relação dos dois é basicamente a mesma de patrão e serviçal, já que a menina limpa a casa,  um ambiente quase que inóspito; cuida dos filhos do Sr. Johnson; lava roupas e também cozinha.

Whoopi, como Celie Johnson

Além de tudo isso, o terrível homem usava a garota como objeto sexual, externando assim, o desejo que sentia pela cantora de blues Shug Avery (Margaret Avery) , por quem era perdidamente apaixonado.

Certo dia, sua irmã Nettie chega à fazenda dos Johnson e junta-se novamente à Celie, ensinando-a a ler e escrever. Numa fatídica tarde, Albert tenta abusar da recém-chegada, porém é agredido por ela, o que ocasionou na expulsão da menina da fazenda e na segunda separação das irmãs.

Anos se passam, e em uma noite chuvosa, Jonhson chega com Shug em casa. Celie e a cantora se aproximam e se tornam grandes amigas.

Harpo, um dos filhos de Albert, abre um cabaré, e lá Shug canta uma música que foi composta especialmente para Celie, chamada Miss Celie's Blues (indicada como Melhor Canção Original no Academy Awards).



Celie tem sua auto-estima elevada a todo instante por Shug Avery.

Ao desenrolar da trama, a protagonista vai descobrindo os seus valores e deixando de agir passivamente perante a sua vida, libertando-se. Descubram vocês mesmos final. É revigorante.

Após "breve" resumo, vale ressaltar a interpretação de Oprah Winfrey, como Sofia, a esposa de Harpo, em cenas extremamente dramáticas e muito bem executadas.


Oprah Winfrey, como Sofia

Dirigido por Spielberg, o filme é certamente emocionante e, na minha opinião, um dos melhores longas do diretor.

"A Cor Púrpura" teve 11 indicações ao Academy Awards  de 1985, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz Principal - Whoopi Goldberg, Melhor Atriz Coadjuvante - Oprah Winfrey e Margaret Avery e Melhor Roteiro Adaptado.

Assistam. Um filme realmente especial. Fantástico.








Nenhum comentário:

Postar um comentário