domingo, 7 de julho de 2013

"Palcos por Câmeras" - Hello, gorgeous!: a intimidade de Funny Girl

Funny Girl (1968) - Nota: 7.9/10

Primeira cena: Barbra Streisand em uma coxia de teatro; ela anda, pára em frente a um espelho e recita a lendária fala recordada na lista das 100 citações mais icônicas de Hollywood: "Hello, gorgeous!". Não é para menos.


Funny Girl, o musical biográfico da famosa atriz de vaudeville, Fanny Brice, conta a história da jovem comediante desde sua juventude até o momento da separação de seu grande amor,  Nick Arnstein, mostrando sua entrada no show "Ziegfeld Follies" e a criação de sua primeira filha. Fanny contribuiu enormemente para o chamado "Teatro de Revista" nos anos 30, devido a seu humor espontâneo e seu carisma sem igual.


A vida desta mulher encantadora serviu de embasamento para um musical da Broadway, aberto em 1964 e estrelando Barbra Streisand (em seu primeiro grande papel cênico) como Fanny Brice. O musical não pôde ser considerado um sucesso, mas,  felizmente despertou interesse dos estúdios hollywoodianos para a criação de um filme. O longa, contando novamente com Barbra Streisand no papel que a imortalizou (estreando no cenário cinematográfico), teve a grandiosa presença de Omar Sharif, o galã de Hollywood da época. Lançado em 1968, o filme musical foi um estouro, rendendo, inclusive, à Barbra o Oscar de melhor atriz.


Sem dúvida um grande espetáculo com uma bela mistura de comédia e drama, trazendo músicas que viraram símbolos, como "Don't Rain On My Parade" e "People", e ainda canções originalmente interpretadas pela própria Fanny. O musical diferencia por trazer um olhar íntimo e sensível à vida da estrela, importando seus sentimentos à voz dos atores. Barbra está indiscutível no filme, inovando com seu cativante olhar e seu charme estonteante. A química presente entre ela e Omar é absurda. Um musical incrível com um alto nível de sensibilidade. Definitivamente, um filme que não será apagado pelo tempo: "Funny Girl".

Cartaz
Cena de Funny Girl



Nenhum comentário:

Postar um comentário