terça-feira, 9 de julho de 2013

"Dos Quadrinhos aos Palcos" - Little Orphan Annie

Little Orphan Annie, a tira de quadrinhos que era publicada nos jornais norte-americanos até 3 anos atrás, foi criada por Harold Gray. A sua primeira publicação foi no jornal Daily News em 5 de agosto de 1924 e, desde então a tira retratava as artimanhas da pequena orfã Annie e seu cachorro Sandy, que vão morar na imensa mansão do milionário Oliver Warbucks.

Os famosos quadrinhos de Gray inspiraram programas de rádio e filmes na décadas de 30 e 40. E, no fim da década de 70,  mais precisamente em 1977, foi criado o musical Annie, que viria posteriormente a ganhar o Tony de melhor musical e outras duas novas versões cinematográficas.

O musical já teve três montagens na Broadway, em 1977, em 1997 e em 2012, a qual segue em cartaz até hoje. O logo da atual produção, traz a garotinha Annie no formato de desenho que ao meu ver serviu para homenagear seu criador Harold Gray.

O roteiro do musical foi feito por Thomas Meehan, que criou uma trama. Miss Hannigan ganhou um nome e maior importância e à Annie foi atribuido um passado, em que seus pais abandonaram-na e somente deixaram um colar com um pingente em formato de coração. A partir disso a garotinha sonha em encontrar seus pais e para isso conta com a ajuda de "Daddy" Warbucks. E, toda a história foi envolvida por musicas, sendo "Tomorrow" e "Hard-Knock Life" as de maior de sucesso.

Pelo seu contexto histórico e pela sua história apaixonante, Annie é sem dúvidas um clássico. Um dos meus favoritos.
Desenho de Harold Gray

























Logo do revival de 2012, que continua em cartaz na Broadway.


















Little Orphan Annie, a tira de jornais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário