domingo, 28 de julho de 2013

Review: "Cat on a Hot Tin Roof" (1958)


Estrelado por Elizabeth Taylor e Paul Newman, o filme do final da década de 50 que foi baseado na obra de Tennesse Williams foi indicado em diversas categorias no Academy Awards, mas infelizmente não ganhou nenhum prêmio.

Brick (Paul Newman) é casado com Maggie (Elizabeth Taylor), que se auto-intitula de "gata em telhado de zinco quente" pela instabilidade no relacionamento do casal. O irmão mais velho de Brick, Gooper e sua esposa Mae estão de olho na herança de Harvey, Big Daddy (Burl Ives), que está com um câncer terminal.

Newman e Taylor.

O filme resume-se à noite de aniversário do Big Daddy, que chega de viagem e vai para sua fazenda no Mississippi . Lá é recepcionado pelos seus familiares todos reunidos para festejar o seu aniversário de 65 anos, e, obviamente serviu para Mae tentar agradar o aniversariante à todas as custas, fazendo seus filhos formarem uma banda e tocarem em homenagem ao avô, que por sinal, não dá a mínima.

Brick, na noite antecedente, quebrou a perna e no dia da festa de seu pai, fica angustiado no quarto bebendo descontroladamente o seu uísque, deixando Maggie em segundo plano.

A família pensa que Maggie é estéril, por nunca ter engravidado de Brick, mas o que verdadeiramente ocorre é uma desconfiança entre o casal, já que o próprio marido pensa que a sua esposa teve algum envolvimento na morte se seu melhor amigo, Skipper.

Liz Taylor como Maggie "the cat".
Durante a noite, Big Daddy descobre que está em fase terminal, desencadeando uma mudança no comportamento de si mesmo e de Brick.

O final é por conta de vocês, é um tanto quanto inesperado.

A atuação de Elizabeth Taylor é sem dúvida, memorável, demonstrando a sua sensualidade e a sua plenitude em cena.
Segue abaixo o trailer do filme de 1958:

 

Outras adaptações

Em janeiro de 2013, houve um revival na Broadway estrelado pela talentosíssima Scarlett Johansson, no papel de Maggie "the cat".



E em 1984, houve uma versão televisiva, apresentando Jessica Lange como Margaret e Tommy Lee Jones como Brick.

Curiosidade: na obra original de Tennessee Williams, havia uma suspeita de que Brick e Skipper tinham uma relação homossexual, o que no caso é retirado na versão cinematográfica de 1958.


Nenhum comentário:

Postar um comentário